A engenheira, escritora, futurista e pensadora Martha Gabriel fez a palestra principal da manhã do Innovation Forum ON. Ela falou de inovação, criatividade e dos desafios de um mundo que muda constantemente

“Processo, processo meu, dá para ser mais automatizado do que eu?” Com essa brincadeira envolvendo um clássico dos contos de fadas, Martha Gabriel instigou a audiência do Innovation Forum ON. O evento, organizado pela ScanSource Brasil de forma totalmente online e gratuita, ocorreu no dia 11 de novembro e teve como tema “Transformar pessoas para Transformar Negócios”. 

A própria Martha não demorou a responder a pergunta. “Se a resposta é sim, então gasto grana e tempo para automatizar o que pode ser automatizado. E vou fazer o que não pode”, completou a engenheira, futurista, mestre em artes e autora dos best-sellers “Marketing Na Era Digital” e “Educar: A (R)Evolução Digital na Educação”. 

Duas vezes finalista do Prêmio Jabuti e um ícone das áreas de negócios, tendências e inovação, Marha Gabriel foi um dos destaques do Innovation Forum, que contou também com a participação do historiador Leandro Karnal. Martha falou por cerca de uma hora, durante a parte da manhã, na palestra “Inovação e Criatividade na Era Digital”. 

Por que a inovação é tão importante?

Para Martha Gabriel, uma das maiores dificuldades, no mundo atual, é sermos capazes de nos adaptar à velocidade com que as mudanças ocorrem.“A maioria das pessoas e das empresas foram preparadas para o mercado analógico. E o mercado digital tem outras engrenagens”, diz ela, lembrando que o mundo atual exige um realinhamento diário. 

“Quando eu me formei, nos anos 1980, as pessoas se preparavam para a eficiência profissional. O que você aprendia na faculdade seria usado por trinta anos. Naquela época dificilmente aconteceria uma grande revolução durante sua vida”, refletiu ela. 

“Você pode ser o cara na parte de vendas, na engenharia, na medicina… Se você não usar a tecnologia que te empodera, uma pessoa muito menos competente ou capacitada vai usar e avançar para o próximo patamar”

Um cenário totalmente diferente do atual, em que o conhecimento no planeta dobra a cada dia e as novas tecnologias fazem com que as mudanças sejam cada vez mais rápidas. “Enfrentamos problemas inéditos todos os dias, mas não estamos preparados para esse ritmo de mudança vertiginosa. Só que isso não vai diminuir”, alertou. Para ela, é fundamental abraçar as mudanças, que devem ser transformadas em oportunidades.

Martha Gabriel também citou a crise do coronavírus, que congelou negócios, modificou comportamentos e impactou todo o planeta, além de causar milhões de mortes e uma crise de saúde pública sem precedentes no mundo moderno. Mas essa mesma crise também teve impacto positivo; o e-commerce que o diga.

“Mesmo que tenha sido afetado positivamente, você também tem uma crise para gerenciar, porque a gestão da abundância pode ser tão desafiadora quanto a da escassez. Então, todos nós estamos tendo que, em algum grau, inovar, quer você tenha sido impactado positivamente ou negativamente”, refletiu ela. 

O exemplo vem dos motoristas londrinos 

Com cerca de nove milhões de habitantes e mais de 25 mil ruas, Londres, como toda metrópole, é um desafio para seus visitantes e, mesmo para os moradores antigos, é fácil se perder na cidade. Até a primeira década deste século, porém, havia um profissional que guardava na memória o conhecimento geográfico da capital britânica: todos os taxistas tinham um mapa mental de Londres, o que era uma baita vantagem competitiva.

Até que vieram os aplicativos de GPS, os smartphones e, mais tarde, os apps de motoristas. O que era vantagem logo se tornou obsoleto. “Hoje, quem faz a melhor rota? Eu, que sou medíocre em Londres, usando um aplicativo, ou um taxista, mas sem usar nenhum aplicativo? Eu, uma medíocre empoderada com a tecnologia correta, tenho melhor resultado do que o maior expert, mas sem tecnologia”, lembra Martha Gabriel. Segundo ela, a mudança de cenário para os taxistas de Londres e de outras metrópoles do planeta deve servir de aviso para outras carreiras.

“Você pode ser o cara na parte de vendas, na engenharia, na medicina… Se você não usar a tecnologia que te empodera, uma pessoa muito menos competente ou capacitada vai usar e avançar para o próximo patamar”, disse a pesquisadora. 

“A nossa função não é inventar a roda, mas inovar todos os dias com aquilo que a gente tem em mãos, com o que está acontecendo, lidar com os problemas ao nosso redor. Se todos nós fizermos isso, eventualmente nós criaremos uma disrupção”

Conheça a regra do jogo

Martha Gabriel também lembrou que é fundamental conhecer as regras antes de praticar (bem) qualquer esporte. O mesmo vale para tecnologia: é preciso saber quais trarão melhores resultados e mais transformação. Outra lição vem da necessidade de estar sempre pronto para as mudanças, e não apenas aceitá-las quando uma nova realidade se impõe.

“Sabe aquela frase, do século passado: não se mexe em time que está ganhando? É exatamente quando está ganhando que a gente mexe ou, então, a gente não vai conseguir acompanhar o ritmo”. 

Martha Gabriel também faz questão de lembrar que inovação começa em agregar valor para algum público, conseguindo resultados melhores. “Inovação é muito mais que tecnologia ou transformação digital. É uma mentalidade, uma cultura em que a gente tenta, o tempo todo, trazer soluções e agregar valores, fazer alguma coisa melhor”, disse ela, lembrando que a transformação digital é uma área da inovação e que esta não pode ser confundida com invenção, que envolve pesquisa e ruptura.

Num mundo complexo e com mudanças diárias, Martha Gabriel adverte que é impossível ser inovador em tudo. Antes, é preciso escolher os aspectos que mais importam para nossa vida e trabalhar ali, num direcionamento estratégico de esforços. “A nossa função não é inventar a roda, mas inovar todos os dias com aquilo que a gente tem em mãos, com o que está acontecendo, lidar com os problemas ao nosso redor. Se todos nós fizermos isso, eventualmente nós criaremos uma disrupção”, diz ela. 

As palestras do Innovation Forum estão disponíveis no site do evento e são gratuitas. Assista agora, clique aqui e acesse a plataforma.

Leia mais

Innovation Forum ON: como se tornar uma organização — e um profissional — exponencial?

11 segredos para crescer exponencialmente

2021: uma perspectiva realista e imediata sobre a aquisição de produtos e serviços de TI